quinta-feira, 14 de maio de 2009

PORQUE A BRUXARIA NÃO É UMA RELIGIÃO


Muitas pessoas confundem Wicca com Bruxaria, o que é um equívoco comum.

Fatos:

- a Bruxaria é o ofício da magia natural
- as bruxas vêem a Natureza como sagrada
- as bruxas buscam o desenvolvimento pessoal
- a bruxaria não é uma religião

Por quê? Porque nunca foi nem nunca será unificada. Todos esses atributos acima podem ser vistos em culturas diversas ao redor do mundo, desde tempos imemoráveis. Desde a pré-história, se querem saber, existe bruxaria.

Só que é óbvio que a bruxaria pré-histórica não é igual à bruxaria africana, ou à bruxaria medieval, ou à bruxaria italiana, ou à bruxaria irlandesa, dentre tantas outras. Sim, também temos bruxaria praticada no Brasil pelos índios, assim como a bruxaria maia, asteca, enfim… Em cada cultura, temos manifestações da bruxaria, mas historicamente, do ponto de vista antropológico, isso sequer é Bruxaria… é somente Feitiçaria.

Toda e qualquer utilização da magia através da natureza e com alguma conexão com o sagrado pode ser considerada Bruxaria, mas analisando hoje em dia, com o risco de chegarmos a vários anacronismos quando falamos do passado.

Exemplos.

Uma mulher que vai à igreja, rouba e hóstia e faz um ritual em casa é uma bruxa?
Não, pois ela não está usando nada da natureza, nem vê esta como sagrada. O que ela está fazendo é algo totalmente particular e não tem nada a ver com bruxaria.

Um tiozinho planta uma semente, beija a terra e pede à Deus que a planta cresça forte. É bruxaria?
Sim, pois ele está lidando com a natureza e a vê como sagrada e divina.

Pessoas se juntam em um parque para cantar e dançar em roda, celebrando a mudança das estações e abençoando a si mesmos e seus entes queridos. É bruxaria?
Sim.

Uma pessoa lê um livro do São Cipriano e faz um ritual para fazer crescer um demônio dentro de um vidrinho. É bruxaria?
Não.

Uma garota queima em uma fogueira um papel com o nome do ex-namorado, para que ele a esqueça. É bruxaria?
Sim.

Vocês podem observar que tudo o que é bruxaria tem: magia + ligação com a natureza + conexão com a divindade + intenção. Sem essas quatro coisas, não é bruxaria. A bruxaria é tudo isso junto - uma coisa não é bruxaria sem a outra.

E sim, você pode ser pagã, cristã, budista, hinduísta e bruxa. Geralmente, as bruxas são pagãs, por ser uma simples conseqüência de sua relação íntima com a Natureza. Mas ser pagão não é ser de outra religião. Uma pessoa pode ser pagã e ter a sua religião.

Pagão -> palavra que vem do latim paganus e significa “aquele que vive do campo” ou “que mora no campo”.

Isso porque antigamente esses “pagãos” tinham uma relação toda íntima com a Natureza, dançavam nos campos para as colheitas crescerem etc etc. Esse é o sentido real do termo pagão.

Assim, geralmente as bruxas (e bruxos) são pagãs e vêem as suas divindades na Natureza, mas há exceções.

Sem comentários:

Enviar um comentário